Se existe uma verdade inconveniente no mundo da moda é a falta de consciência na cadeia produtiva. O mercado feroz transformou nossas formas de consumir e descartar peças. O fast fashion transformou os ciclos da roupa em momentos efêmeros. Isso faz com que o mercado precise acelerar a produção com coleções que mal esquentam a arara e já “saem de moda”.

Não é à toa que a indústria fashion é uma das mais poluentes do mundo. Sempre que falo disso tem alguém que me diz: “Ah, mas é também uma das que mais emprega!“; só para deixar claro aqui que uma coisa não exclui a outra. A lei da oferta e da procura existe e é por isso que bato tanto na tecla de conscientizar as pessoas!

Vou me ater ao fator ambiental para não entrarmos agora na discussão de mão-de-obra escrava, infantil e todos os problemas sociais que a exploração causa. O ponto aqui é que tem gente pensando em formas inovadoras de transformar o que não é mais considerado útil, em artigos que voltam a ter um ciclo de vida. 

Conheci há pouco mais de um ano uma dessas pessoas. A Katya trabalha com reaproveitamento de materiais descartados. Sabe aqueles livros que ficaram por anos na prateleira e passaram da validade? Quem pensa em usar a Barsa quando se tem Google?

Pois bem, pensando neste tipo de material, que tem difícil reaproveitamento no momento do descarte (por causa dos materiais utilizados), o Ateliê Catarina surgiu com a proposta do upcycle.

Tive a oportunidade de entrevistar a Katya para falar um pouco sobre a paixão da vida dela e o propósito deste trabalho. Quero agradecer imensamente aos amigos Larissa Vier, João Barbier e Aira Silverio, que toparam construir mais um trabalho de contar para o mundo quem são as pessoas que fazem a diferença!


0 thoughts on “Moda com propósito e o upcycle”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Costura

O prazer de criar uma peça

Como eu já disse na primeira postagem, eu sou uma pessoa agoniada. E por isso, demorei para entender como funciona o processo de costura e também para me dar conta do prazer dele.   Essa Read more...

Costura

O kimono chumbo feito para Fran!

A Fran é minha irmã e foi a minha primeira inspiração para aprender a costurar. Ela começou a fazer um curso de corte e costura no Costurando Arte, em Blumenau e me instigou a fazer Read more...

Costura

Uma calça que virou short

Faz tempo que não uso o site e acho que tá na hora de voltar. Quem acompanha a Levitarte nas redes sociais já percebeu que o Instagram tem tem sido bastante atualizado. Foi lá que Read more...